História da Câmara

De acordo com registros antigos, a primeira Câmara de Vereadores do Município de Poço Fundo foi instalada em 1947, ocasião em que a cidade ainda se chamava Gimirim. Neste pleito foram eleitos sete vereadores, empossados pelo Juiz de Direito da Comarca Dr. Valdo Leite de Magalhães Pinto, na sede da Prefeitura, em uma sala destinada a sessões da Câmara que se localizava a Rua Leôncio de Gouvêa, nº 648.  Deste período até o ano de 2001 a Câmara sempre funcionou em um espaço dentro da sede da Prefeitura.

Com o advento da Constituição Federal de 1988, em seu artigo 29, estabeleceu que todos os Municípios elaborassem suas Leis Orgânicas. Neste mesmo ano foram eleitos onze vereadores constituintes que tiveram a missão de elaborar e promulgar a 1ª Lei Orgânica do Município de Poço Fundo, sendo que a lei orgânica foi promulgada em 06 de junho de 1990.

Funcionando sempre nas dependências do Paço Municipal, os serviços eram realizados por um servidor da Prefeitura. Em 1989 promoveu seu 1º Concurso Público para contratação de uma secretária, o cargo de agente administrativo da Câmara Municipal.

Em 2001 a Câmara conseguiu sua independência, passando então a funcionar em um local próprio com locação de imóvel, tornando-se pessoa jurídica própria. Destarte foi necessária a elaboração de um quadro de servidores, sendo eles: Agente Administrativo, Secretário Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais (cargos preenchidos por concurso público), Chefe de Gabinete, Assessor Jurídico e Contábil (cargos preenchidos em comissão de livre nomeação pelo Presidente da Câmara).

Em 2004, por interposição do Tribunal Superior Eleitoral, através de uma resolução determinou que fossem eleitos apenas 9 vereadores para a atual Legislatura. Em 2005, com apoio do Poder Executivo, foi realizada a aquisição de um terreno próprio. A nova sede, que foi inaugurada em 03 de julho de 2008.

Atualmente, a Câmara Municipal é composta por 9 vereadores, constituindo a Mesa Diretora o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário-Tesoureiro. É composta por 3 comissões permanentes, que estudam e analisam os projetos para votação. São realizadas de acordo com o Regimento Interno duas reuniões ordinárias mensais, sendo que havendo necessidade, são realizadas reuniões extraordinárias.

Seu quadro de servidores é composto por três servidores efetivos, três comissionados. A secretaria da Câmara funciona de segunda a sexta, das 12 h as 17 h, e está situada na Av. Pref. José Evilásio Assi, nº 424, Bairro Nova Gimirim.