Recent Posts

Posted in NOTÍCIAS

ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO DO PROJETO JOVEM CIDADÃO EM AÇÃO

No último dia 10 (quarta-feira), os membros da Escola do Legislativo participaram de mais um encontro do projeto Jovem Cidadão em Ação. A atividade se deu no Plenário da Câmara de Vereadores de Poço Fundo e contou com a presença do embaixador do Politize, Eduardo Tardiole. Na ocasião, também estiveram presentes as servidoras do Legislativo, Vanessa Carvalho e Bruna Ferreira, além de 13 alunos matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual São Marcos.

A abertura foi feita pelas servidoras Bruna e Vanessa, que agradeceram a presença de todos e iniciaram a explanação e o debate sobre o tema “Organização do Estado: os três poderes”. No decorrer da apresentação, elas fizeram uma explanação sobre toda a organização territorial e política do Estado e as funções e atribuições de cada um dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Em seguida, compartilharam um vídeo relacionado ao assunto. Por fim, promoveram um debate entre os estudantes acerca do tema.

Posteriormente, A palavra foi passada ao professor Eduardo, que repassou a eles dados sobre o surgimento da ideia de repartição dos poderes, desde Aristóteles até Montesquieu. Depois, o educador explanou sobre a importância dos poderes serem separados e os limites que cada um encontra no outro.

Antes do encerramento, os estudantes participaram de uma dinâmica, na qual simularam um orçamento público para a cidade de São Paulo -SP.

Ao final, todos degustaram um lanche ofertado pela Câmara.

Posted in NOTÍCIAS

TRATANDO DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA COMUNIDADE

Na manhã desta sexta-feira (12), o presidente da Câmara de Poço Fundo, Glauco Ferreira, e o vice Francisco Tobias Martins Júnior (Amaral) receberam a visita do deputado estadual Duarte Bechir e de seu assessor Kuka da Cruz.
Durante o encontro, eles visitaram o Lar Nossa Senhora das Graças (Asilo), onde foram recepcionados pelo presidente da entidade, Floriano Olinto Alves Filho, pelo vice João Batista Gonçalves, pelo segundo tesoureiro Walner Mendes, pela diretora e enfermeira Ana Flávia Pereira e pela secretária Luana de Oliveira.
Lá, o deputado Duarte foi informado sobre as necessidades que a instituição tem passado ultimamente e colocado a par dos serviços que a mesma presta à comunidade poço-fundense.
Após conversar com os dirigentes da entidade e com os vereadores, o deputado Duarte se comprometeu em fazer uma indicação de recursos para o Asilo, a fim de ajudar na resolução de alguns dissabores, como a troca do telhado do setor que abriga a Enfermaria. Na ocasião, ele ainda revelou que a emenda feita por ele no ano passado, no valor de R$ 60 mil, será liberada em breve e encaminhada à entidade.
Em seguida, acompanhados pelo deputado e seu assessor, o vereadores se dirigiram ao Hospital de Gimirim, onde foram recepcionados pelo provedor, Leonardo Carvalho. Na unidade de saúde, Duarte se comprometeu a ajudar a mesma, solicitando a liberação de recursos e de equipamentos junto ao Governo do Estado para atender às demandas do município.
“Confesso que foi uma visita de extrema importância, uma vez que importantes entidades filantrópicas de Poço Fundo serão beneficiadas futuramente com as emendas que o deputado Duarte disponibilizar.
Em breve, anunciarei mais novidades!”, disse o presidente da Câmara, Glauco.

Posted in NOTÍCIAS

ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE 2° ENCONTRO DO PROJETO JOVEM CIDADÃO EM AÇÃO

No último dia 26 (quarta-feira), a Câmara de Vereadores de Poço Fundo sediou, em seu Plenário, o segundo encontro do projeto Jovem Cidadão em Ação. Promovido pela Escola do Legislativo Professor Elas José Alves, em parceria com a comunidade escolar local, o evento contou com as participações das servidoras do Legislativo, Vanessa Carvalho e Bruna Ferreira, do professor Eduardo Tardiole e de 12 alunos que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual São Marcos.

A abertura do encontro foi feita pelas servidoras Bruna e Vanessa, que agradeceram a presença de todos e iniciaram a explanação e o debate sobre o tema “Princípios, direitos e garantias fundamentais e o exercício da cidadania”. Além de uma explanação oral, as representantes do Legislativo ainda compartilharam vídeos sobre o referido assunto com os participantes, relacionando os conteúdos ao dia a dia de cada um deles. Em seguida, as servidoras promoveram um debate de ideias entre todos os presentes.

Posteriormente, a palavra foi passada ao professor Eduardo, que iniciou um debate sobre a cidadania e a importância da política na vida em sociedade. Todos se interessaram pelos assuntos e deram exemplos de situações que vivenciam em seus cotidianos, atrelando-os aos conteúdos trabalhados.

Por fim, todos degustaram delicioso lanche, oferecido pela Câmara de Vereadores.

No próximo dia 10 (quarta-feira), acontece o terceiro encontro da Escola do Legislativo.

Posted in NOTÍCIAS

ATIVIDADES INICIAIS

Uma semana após a inauguração e a promoção do primeiro curso da Escola do Legislativo Elias José Alves, os estudantes inscritos já tiveram a oportunidade de participar do encontro inicial da entidade. Realizada no dia 12 (quarta-feira), a reunião contou com a presença de vários alunos de instituições de ensino do município, que foram apresentados ao projeto “Jovem Cidadão em Ação”. A atividade é a primeira criada pelos diretores da Escola do Legislativo, Glauco Ferreira, Bruna Ferreira e Evenise Lima, e teve como objetivo trabalhar a educação cidadã através do estudo da Constituição em Miúdos, volumes I e II.
De acordo com Bruna, a ocasião foi um momento de abertura do projeto, na qual os responsáveis fizeram esclarecimentos acerca dos assuntos e temas que serão abordados durante as atividades.
Na oportunidade, os servidores da Câmara de Vereadores de Carvalhópolis, Adriana Caproni e Sandro Santos, também se fizeram presentes e esclareceram diversas dúvidas dos estudantes, já que trabalham há anos com o Parlamento Jovem de Minas e outros projetos da Escola do Legislativo no município vizinho.
A abertura deste primeiro encontro foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Poço Fundo, Glauco. Em seguida, todos participaram de uma dinâmica e obtiveram mais informações sobre como será o “Jovem Cidadão em Ação”. Por fim, os presentes degustaram um lanche oferecido pelo Legislativo.