Recent Posts

Posted in NOTÍCIAS

VIABILIZANDO PARCERIAS

Na tarde desta segunda-feira (15), os vereadores Glauco Ferreira (presidente da Câmara), Francisco Tobias Martins Júnior (Amaral), João Adair de Carvalho (Dário Fernandes), Edésio Vasconcellos, José Osmar Santana (Sargento Santana) e Rosevaldo de Araújo (Vado) estiveram no Hospital de Gimirim, onde se reuniram com os membros da entidade para acertar detalhes sobre um possível repasse financeiro que a Casa Legislativa pretende fazer à unidade de saúde.

No encontro, os edis informaram aos representantes que a intenção de auxiliar a instituição com um repasse de parte do orçamento da Câmara para sanar as dívidas contraídas em gestões anteriores será colocada em prática.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário um aval do prefeito Renato de Oliveira. “Para que vocês entendam mais fácil, o que podemos fazer é o seguinte: ainda não sabemos, com exatidão, os valores que vão sobrar do montante recebido esse ano. Ao fim de 2019, o dinheiro que ficar em caixa deve ser devolvido ao Executivo. Porém, como sabemos da situação delicada em que a instituição se encontra, propusemos que uma parte dele seja encaminhada ao Hospital de Gimirim, pois, assim, estaremos ajudando a população poço-fundense a receber um tratamento digno. Esperamos que o prefeito também pense assim e nos ajude nesse ideal. Sabemos que, a partir do momento em que devolvemos o dinheiro ao Executivo, o gestor pode fazer o que bem entender com ele. Mas queremos conversar e pedir pra que ele assuma o compromisso de repassar à unidade de saúde aquilo que vamos propor”, disse Amaral.

Já o presidente da Casa, acrescentou outras informações no discurso do colega e reforçou a necessidade do repasse. “Hoje, temos um caixa estimado para até o fim do ano. Mas, o que muita gente não sabe é que temos grandes demandas a serem feitas. Uma delas é a reforma do prédio da Câmara, construído em 2005 e que nunca passou por reforma. Devido a diversas infiltrações existentes em sua base, fatos constatados por dois engenheiros, precisamos urgentemente fazer alguma coisa, pois é nosso dever conservar o patrimônio público. Por outro lado, também devemos zelar pelo bem da população, e isso envolve a saúde. Sendo assim, pretendemos fazer as duas coisas: cuidar do que é do povo é contribuir pela melhoria da saúde e do nosso hospital. O que estiver ao nosso alcance será feito. Podem acreditar!”.

Por sua vez, o novo provedor do Hospital de Gimirim, Leonardo de Carvalho enfatizou que toda ajuda sempre será bem vinda e que essa atitude tomada pelos vereadores será de grande valia para tirar a unidade de saúde da situação crítica financeira em que se encontra. “Consideramos toda ação em prol do hospital válida. Sabemos o quanto é difícil manter uma instituição desse porte, e foi com esse intuito que assumimos o compromisso de tomar a frente dela, a fim de reestabilizá-la e reerguê-la, entregando ao poço de Poço Fundo um novo trabalho, pautado pela ética e transparência. Estamos recebendo muito apoio da sociedade, de empresas locais e de colaboradores, que não têm medido esforços para nos ajudar a sair dessa situação. E esta atitude tomada pelos representantes da Câmara de Vereadores exemplifica bem esse espírito de luta que assumimos. Desejo que essa ideia do repasse seja aprovada, pois, assim, teremos mais um auxílio para chegarmos ao nosso objetivo, que é o de devolver o nosso hospital, sem dívidas ou outros tipos de problemas, à população”.

Agora, os representantes do Hospital de Gimirim vão se reunir, ainda esta semana, com o prefeito Renato de Oliveira para definir outros detalhes sobre a possível ajuda financeira.

Enquanto isso, os vereadores aguardam um parecer do chefe do Executivo para saber se se farão o repasse integral à Administração, com a meta de encaminha-lo à unidade de saúde. Ou se, em caso de respostas negativas da Prefeitura, adotarão outras estratégias para alcançarem o objetivo que desejam.

Posted in NOTÍCIAS

VEREADORES APROVAM PROJETOS DA ESCOLA LEGISLATIVA E CAC

Uma noite para ficar marcada na história da democracia poço-fundense! Assim pode ser definida a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada hoje (8), com a presença maciça de alunos da Escola Estadual São Marcos, que lotaram o Plenário para acompanhar a aprovação do projeto que cria a Escola do Legislativo Elias José Alves no município.

Para falar sobre o assunto, a Mesa Diretora convidou os representantes da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, Madu Macedo (diretora do projeto na cidade vizinha), Leandro Morais (vereador e presidente da Escola do Legislativo pouso-alegrense) e Mônica Franco (servidora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre). Eles falaram sobre a necessidade da implantação da iniciativa em todas as comarcas, bem como para o crescimento social e pessoal dos estudantes que abraçarem a ideia.
Na ocasião, também foi votado e aprovado o
projeto de lei que cria o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), que será uma ferramenta de grande utilidade para prestar serviços à sociedade, principalmente à parcela mais carente, através de ações simples, como emissões de CPF’s, segundas vias de contas de luz e boletins de ocorrência e demais trabalhos que necessitem de acesso à internet.
Agora, ambos os projetos serão encaminhados ao Executivo para sanção. Assim que estiverem devidamente “prontos”, os vereadores trabalharão para dar continuidade a essas iniciativas tão importantes para a população.
Na oportunidade, também estiveram presentes a diretora da Escola Estadual São Marcos, Maria Salomé Santos, a professora da mesma instituição, Maria de Fátima Fernandes (Fatinha), o prefeito Renato de Oliveira, os secretários municipais Leida Araújo (Educação) e Thiago dos Santos (Desenvolvimento Humano), e familiares do professor homenageado, Nilmo e Rita (filhos) e Lucas Alves (neto).

Confira, abaixo, a galeria de fotos do evento:

Posted in NOTÍCIAS

VEREADORES FISCALIZAM OBRA DE EMPREITEIRA NO BAIRRO NOVA GIMIRIM

Os vereadores Francisco Tobias Martins Júnior (Amaral) e José Osmar Santana (Sargento Santana) visitaram as obras que uma empreiteira está fazendo na Avenida José Soares Pinho, no bairro Nova Gimirim, a fim de obter informações junto ao responsável pelos trabalhos, Ronaldo Galdino, sobre a recomposição da camada asfáltica que será implantada na via após a conclusão dos trabalhos de implantação do novo manilhamento. A ação se deu na tarde desta quarta-feira (3).

Segundo os edis, após receberem diversas reclamações e denúncias alertando que a empresa responsável pela obra asfaltará apenas a parte em que abriu para colocar as manilhas, foi necessário procurar pelo representante direto dos trabalhos para obter uma justificativa plausível para os fatos.

No local, os vereadores Amaral e Sargento Santana falaram diretamente com Ronaldo. Questionado sobre como seriam as atividades de recomposição do asfalto danificado da avenida, ele foi categórico em afirmar que farão apenas a faixa da via que abriram para implantar as manilhas. “O que ficou acertado entre a Prefeitura e a empreiteira é que asfaltaremos somente os lugares que ‘abrimos’. Para tanto, vamos colocar cascalho, fazer a base e, depois, vir com o asfalto. As laterais não vamos fazer. Isso ficará a cargo Prefeitura”.

Amaral e Sargento Santana conversam com Ronaldo

Mostrando-se indignados com as respostas, os vereadores se posicionaram e prometeram cobrar respostas do Executivo. “É inadmissível que isso aconteça. Espero que o representante da empreiteira tenha sido mal informado pelos representantes da Secretaria de Obras sobre o caso. Após o termino do manilhamento, é necessário que toda a via seja recapeada, pois as laterais, que ele disse que não vão asfaltar, já estão todas rachadas, comprometidas. Faz anos que esse asfalto foi implantado ali. Por isso a necessidade de colocar um piso novo. Espero que a Prefeitura faça o correto e complemente o asfaltamento da via inteira. Senão todo o serviço feito por esses funcionários da empresa contratada, literalmente, irá por água abaixo”, disse o Sargento Santana.

O vereador Amaral concordou com o posicionamento do colega e reforçou a necessidade de se fazer um serviço que dure muitos anos e não traga mais transtornos aos moradores daquela área. “Já basta os dissabores que esse pessoal vem enfrentando nos últimos meses, agora eles (Prefeitura e empreiteira) vêm com essa conversa de asfaltar apenas os lugares que foram abertos!? Quero acreditar que isso seja mentira. Se for o contrário, as consequências serão graves, pois com o dinheiro público não se brinca. Estamos com o povo e desejamos que o serviço seja entregue com a qualidade que todos merecem”.

Novos esclarecimentos deverão ser solicitados pelos vereadores ao secretário de Obras, Wladimir Corrêa, sobre este caso.

Asfalto das laterais da avenida está totalmente destruído
Posted in NOTÍCIAS

FIRMANDO PARCERIAS

Na tarde desta quinta-feira (28), o presidente da Câmara, Glauco Ferreira, e os vereadores Francisco Thobias Martins Júnior (Amaral), João Adair de Carvalho (Dário Fernandes), José Osmar Santana (Sargento Santana) e Rosevaldo de Araújo (Vado), juntamente com a assessora legislativa, Bruna Ferreira, e diretora de Patrimônio e Almoxarifado, Vanessa Carvalho, receberam o analista judiciário do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), Paulo Cauê Soave, para firmar novas parcerias entre as instituições.

Na oportunidade, os edis apresentaram o projeto da Escola do Legislativo ao representante da Justiça Eleitoral, informando-o como serão as atividades, bem como a parcela da comunidade estudantil local que pretendem abranger. Aproveitando o momento, os representantes da Casa ainda noticiaram a Cauê quais serão os próximos passos para implantar a iniciativa nas instituições de ensino do município, como a votação do projeto durante a Sessão Ordinária que será realizada no próximo dia 8 (segunda-feira).

Em contrapartida, o analista judiciário do TRE apresentou o Projeto Institucional Eleitor do Futuro, que está sendo implantado, de forma contínua e com caráter prático, na Escola Estadual São Marcos e no CEC (Centro Educacional Cooperar), a fim de transformar a nova geração em eleitores bem informados, conscientes da importância do voto e participativos, promovendo, assim, o bom exercício da política e da administração pública para o desenvolvimento da democracia e, consequentemente, uma vida melhor.

Ao final da reunião, vereadores, servidores do Legislativo e o representante da Justiça Eleitoral firmaram uma parceria entre as entidades, através da qual pretendem fortalecem as duas iniciativas, agregando conhecimento, experiência e valores a todos os participantes.