VEREADORES PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE A AMPLIAÇÃO USINA DA CEMIG EM POÇO FUNDO

Na tarde do último dia 29 (terça-feira), os vereadores Edésio Vasconcellos, Élbio Pinto, Glauco Ferreira e José Airton de Carvalho participaram de duas reuniões promovidas por representantes da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) na Escola Sul Mineira, no bairro Cachoeira Grande. Na ocasião, os funcionários da estatal apresentaram dados pertinentes à ampliação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Poço Fundo, situada naquela comunidade. Moradores também se fizeram presentes.

Durante a primeira reunião foram feitos alguns alinhamentos referentes às ações do Programa de Educação Ambiental da PCH Poço Fundo que estão sendo desenvolvidas pela
Cemig Geração e Transmissão e executadas pela Brandt Meio Ambiente. Também no decorrer do encontro foram avaliadas as ações socioambientais realizadas pelo município, alinhadas as atividades a serem desenvolvidas dentro do mesmo projeto, aprovado o regimento interno e definido o plano de ação plurianual.

Na segunda reunião, os representantes da estatal apresentaram dados pertinentes às obras de ampliação da PCH de Poço Fundo, que serão iniciadas em breve, elencando a mudança de toda a estrutura que conduz a água do reservatório até a usina. Além disso, os técnicos da estatal ainda revelaram que, com as adequações programadas, a capacidade de potência instalada na PCH Poço Fundo sofrerá um considerável aumento: de 9.160 MW subirá para 30.000 MW. A conclusão dos trabalhos está prevista para acontecer em janeiro de 2020.

No intervalo entre as duas reuniões, todos os presentes foram agraciados com um lanche ofertado pela Cemig e pela Brandt.

A PCH Poço Fundo

A PCH (Pequena Central Hidrelétrica) ou Usina Hidrelétrica de Poço Fundo teve sua construção iniciada em 1945. No entanto, ela passou a operar somente em 1949. Atualmente, a barragem dela possui 120 metros de cumprimento e seis metros de altura. O volume do reservatório é de 5,027 mil litros cúbicos de água, que movem três unidades geradoras de energia elétrica.