ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO DO PROJETO JOVEM CIDADÃO EM AÇÃO

No último dia 10 (quarta-feira), os membros da Escola do Legislativo participaram de mais um encontro do projeto Jovem Cidadão em Ação. A atividade se deu no Plenário da Câmara de Vereadores de Poço Fundo e contou com a presença do embaixador do Politize, Eduardo Tardiole. Na ocasião, também estiveram presentes as servidoras do Legislativo, Vanessa Carvalho e Bruna Ferreira, além de 13 alunos matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual São Marcos.

A abertura foi feita pelas servidoras Bruna e Vanessa, que agradeceram a presença de todos e iniciaram a explanação e o debate sobre o tema “Organização do Estado: os três poderes”. No decorrer da apresentação, elas fizeram uma explanação sobre toda a organização territorial e política do Estado e as funções e atribuições de cada um dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Em seguida, compartilharam um vídeo relacionado ao assunto. Por fim, promoveram um debate entre os estudantes acerca do tema.

Posteriormente, A palavra foi passada ao professor Eduardo, que repassou a eles dados sobre o surgimento da ideia de repartição dos poderes, desde Aristóteles até Montesquieu. Depois, o educador explanou sobre a importância dos poderes serem separados e os limites que cada um encontra no outro.

Antes do encerramento, os estudantes participaram de uma dinâmica, na qual simularam um orçamento público para a cidade de São Paulo -SP.

Ao final, todos degustaram um lanche ofertado pela Câmara.