VEREADORES RECEBEM COMITIVA DA CEMIG PARA AVALIAR A SITUAÇÃO DA BARRAGEM DE POÇO FUNDO

No último dia 9 (quinta-feira), o Plenário da Câmara de Vereadores se tornou o palco de um importante encontro, promovido a pedido da Mesa Diretora, entre alguns edis e vários engenheiros da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), responsáveis pelas manutenções de barragens em todo o estado. O objetivo da reunião foi o de esclarecer a atual situação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Poço Fundo, além de sanar algumas dúvidas que os vereadores tinham a respeito da segurança da barragem e do destino final da eletricidade gerada pela unidade. No encontro estiveram presentes os edis Glauco Ferreira (presidente), Francisco Tobias Martins Júnior, o “Amaral” (vice), José Osmar Santana, o “Sargento Santana”, Rosevaldo de Araújo, o “Vado”, e o vereador machadense Messias Martins, o “Melão”.

No início dos trabalhos, os representantes da
estatal apresentaram diversos dados técnicos a respeito da usina poço-fundense (como área e volume do reservatório, extensão e altura da barragem, cronograma histórico, dentre outros), informações sobre a capacidade de geração de energia, bem como explicações a respeito da segurança da PCH e possíveis treinamentos que deverão ser feitos junto à Defesa Civil do município.

Em outro momento da reunião, os engenheiros da Cemig revelaram que, em breve, a Usina de Poço Fundo será ampliada. Segundo eles, a futura obra (que deverá durar cerca de dois anos) terá como meta principal o aumento na capacidade de geração de energia, fazendo com que a unidade colabore ainda mais para o sistema geral de abastecimento da região.

Por fim, os vereadores presentes fizeram diversos questionamentos e foram prontamente atendidos pelos representantes da estatal.

Visita

No dia 10 (sexta-feira), posteriormente à reunião na Câmara, os vereadores Glauco, Amaral e Sargento Santana e outros engenheiros da Cemig fizeram uma visita à PCH Poço Fundo, no bairro Cachoeira Grande.

Na oportunidade, todos foram cientificados da segurança existente na barragem e sobre o novo projeto de aumento da capacidade de geração de energia da mesma.

Os edis também ouviram explicações sobre os processos de funcionamento da usina e como se dão todos os processos e atividades.